EDITAL DO I SALÃO DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRGS
1) Informações gerais
O objetivo do Salão de Pesquisa em Pós-Graduação da UFRGS é permitir a integração entre pós-graduandos e docentes e a difusão das diversas pesquisas produzidas na Universidade. Pretende-se aproveitar esta oportunidade de encontro para a realização de debates e discussões que consigam apresentar a situação atual da Pós-Graduação na UFRGS e, principalmente, as perspectivas e desafios para o futuro.
O I Salão realizar-se-á de08 a 12 de novembro de 2010, na Reitoria da UFRGS.
O I Salão realizar-se-á de
Poderão apresentar trabalhos e propor atividades, estudantes vinculados aos programas ou cursos de pós-graduação, lato e stricto sensu, da UFRGS.
A participação, como ouvinte, é aberta à comunidade acadêmica. Os ouvintes receberão certificado de Participação, equivalente à 30 horas de atividades.
A participação, como ouvinte, é aberta à comunidade acadêmica. Os ouvintes receberão certificado de Participação, equivalente à 30 horas de atividades.
2) Datas e Prazos
16/09 17/10 | Prazo para Submissão de Resumos e Atividades |
25/10 | Divulgação dos Trabalhos Aprovados |
01/11 | Disponibilização da programação – com data e hora de apresentação |
08/11 a 12/11 | Salão de Pesquisa em Pós-Graduação da UFRGS |
3) Envio dos resumos
a) Os resumos dos trabalhos deverão ser enviados através do link Inscrição de Trabalhos, com o preenchimento de todos os campos obrigatórios do formulário. Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail;
b) Sugere-se aos autores que façam a edição e revisão do texto de seus resumos em arquivo externo e, posteriormente, colem nos campos do formulário;
c) Podem se inscrever todos (as) os (as) pós-graduandos (lato e stricto sensu), de todas as áreas de conhecimento. O I Salão de Pesquisa em Pós-Graduação da UFRGS preza pela troca e compartilhamento de experiência de pesquisa.
d) Cada inscrição permite o envio de um resumo como autor principal. Se todos os autores de um trabalho desejarem, deverão também se inscrever. O prazo final para inscrições de trabalho é 17 de outubro.
e) Envio do resumo: Prepare o resumo de acordo com estas normas:
e) Envio do resumo: Prepare o resumo de acordo com estas normas:
- TÍTULO: 400 caracteres, em maiúsculas.
- Autor Principal - informar nome completo, sem abreviaturas
- Curso em andamento
- Programa ou Curso de Pós-Graduação do Vínculo - escrever por extenso. P. ex: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política; Curso de Especialização em Direito do Trabalho
- Orientador- Autor Principal - informar nome completo, sem abreviaturas
- Curso em andamento
- Programa ou Curso de Pós-Graduação do Vínculo - escrever por extenso. P. ex: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política; Curso de Especialização em Direito do Trabalho
- Titulação do orientador - p. ex. Doutor em Direito na UFRGS
- Programa ou Curso de Pós-Graduação do Vínculo - escrever por extenso. P. ex: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política; Curso de Especialização em Direito do Trabalho
- Co-autor - Se houver, no máximo 4 (quatro) por trabalho.
- Introdução: No máximo 1300 caracteres. Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.
- Metodologia: No máximo 1300 caracteres. Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes; etc.).
- Resultados: No máximo 1300 caracteres. Descrição e discussão dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada. IMPORTANTE: No caso de trabalhos de extensão, este item pode ser deixado em branco.
- Conclusão: No máximo 1300 caracteres. Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa. No caso de trabalho de extensão, descrever o saldo da ação desenvolvida e de que forma o trabalho ajudou a aproximar a produção científica da vida cotidiana.
- Instituição de fomento/apoio: Nome da instituição, se for o caso; 150 caracteres.
- Palavras-chave: três palavras, máx. 60 caracteres cada.
- Eixo Temático: Conforme Anexo I, deste Edital;
- Área de Conhecimento: conforme Anexo II deste Edital;
- E-mail para divulgação com o resumo: Apenas do 1º autor.
IMPORTANTE: É neste endereço de e-mail que o autor receberá o resultado da avaliação, se o trabalho foi selecionado ou não para se apresentar no Salão.
IMPORTANTE: É neste endereço de e-mail que o autor receberá o resultado da avaliação, se o trabalho foi selecionado ou não para se apresentar no Salão.
Obs.: Como utilizamos as mesmas regras que a SBPC adota para os trabalhos em suas reuniões anuais, exemplos de resumos de trabalhos podem ser encontrados no endereço http://www.sbpcnet.org.br/livro/60ra/resumos/listaresumos.htm
g) Áreas do Conhecimento. Veja abaixo, no Anexo II.
h) Eixo temático: a partir da idéia de que a apresentação dos trabalhos deve ocorrer em Grupos de Discussão interdisciplinares, neste Salão adotaremos Eixos Temáticos para apresentação dos trabalhos, que permitirão que diferentes áreas que pesquisam sobre o mesmo tema possam criar um rico ambiente de discussão e debate. Os Eixos Temáticos sugeridos do I Salão de Pesquisa em Pós-Graduação da UFRGS estão no Anexo I deste edital.
No caso do trabalho não se enquadrar em nenhum dos Eixos propostos, orienta-se os autores a marcar a opção “Outros”.
IMPORTANTE: A Comissão Organizadora terá liberdade de acatar ou não a sugestão de Eixo aos trabalhos propostos.
h) Confira o resumo: Sugerimos que todos os autores (principalmente o orientador) tenham conhecimento da submissão do resumo e, antes de submeter ao Salão, efetuem rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação, em todos os dados, incluindo título, nomes de autores etc., pois serão utilizados como forem submetidos, sem correções posteriores.
i) Avaliação dos Trabalhos: Uma vez recebido o resumo o texto será encaminhado para a avaliação de forma e conteúdo por um membro da Comissão Científica da Mostra. O avaliador poderá aprovar sem ressalvas, solicitar modificações obrigatórias ou opcionais ou rejeitar o resumo.
4) Da apresentação dos trabalhos
As sessões de apresentação dos trabalhos serão organizadas a partir dos Eixos Temáticos indicados pelos autores.
Os trabalhos serão apresentados em sessões públicas, que terão sua programação preliminar divulgada em 1 de novembro, no Site do evento.
Cada autor terá 15 minutos para exposição do seu trabalho, podendo utilizar-se de recursos de vídeo, desde que, com arquivos em formato Power Point 2003 ou PDF.
5) Dos Grupos de Trabalho, Oficinas e Reuniões de Área
Durante o I Salão de Pesquisa em Pós-Graduação da UFRGS, além da apresentação de trabalhos e dos painéis previstos na programação, os interessados poderão inscrever Grupos de Trabalho, Oficinas e Reuniões de Área para acontecer durante o evento e compor a programação oficial.
a) As atividades inscritas ocorrerão de 09 a 12 de novembro, das 9h às 12h.
b) Os proponentes e participantes das atividades deverão estar credenciados ao evento.
c) A propositura de atividades deve ser feita, exclusivamente, pelo link Inscrição de Atividades até 17 de outubro.
d) Dos tipos de atividades:
- Grupos de Trabalho: com o objetivo de discutir determinado tema, relacionado à pós-graduação ou à educação em geral, os Grupos de Trabalho poderão encaminhar documentos, análises e moções que farão parte dos anais do I Salão.
- Oficinas: serão aulas e/ou mini-cursos ministrados durante o evento. Aos participantes será possível a inscrição para participar no Credenciamento.
- Reuniões de Área: os pós-graduandos podem, durante o evento, realizar reuniões de suas áreas de conhecimento ou reuniões interdisciplinares. Suas deliberações, análises e moções farão parte dos anais do I Salão.
6) Certificado
Os participantes do Salão receberão certificados na data da apresentação.
7) Publicação
Os resumos serão publicados nos anais do Salão, no sítio eletrônico da APG-UFRGS.
8) Do pagamento
A taxa de inscrição para o I Salão de Pesquisa em Pós-Graduaçãoi da UFRGS é de R$ 20,00 e deve ser depositada na seguinte CONTA-POUPANÇA:
Banco do Brasil
Titularidade: Maurício Freitas Scherer
Agencia: 1484-2
Conta Poupança: 15.590-X
Variação: 01
O comprovante deverá ser enviado por e-mail no endereço salaoposgraduacao@gmail.com até o dia 1º de novembro.
Variação: 01
O comprovante deverá ser enviado por e-mail no endereço salaoposgraduacao@gmail.com até o dia 1º de novembro.
9) Casos Omissos
Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora.
Anexo I
Eixos Temáticos
Eixo 1: Trabalho, Emprego e Renda
Eixo 2: Educação
Eixo 3: Políticas Públicas
Eixo 4: Saúde
Eixo 5: Gênero e Sexualidade
Eixo 6: Mídia e Comunicação
Eixo 7: Ciência, Tecnologia e Inovação
Eixo 8: Meio Ambiente
Eixo 9: Direitos Humanos e Segurança
Eixo 10: Memória e História
Anexo II
Áreas do conhecimento para classificação do resumo
A. Ciências Exatas e da Terra
B. Engenharias
C. Ciências Biológicas
D. Ciências da Saúde
E. Ciências Agrárias
F. Ciências Sociais Aplicadas
G. Ciências Humanas
H. Artes, Letras e Linguística
A. Ciências Exatas e da Terra |
Astronomia A.1.1. Astrofísica do Meio Interestelar A.1.2. Astrofísica Estelar A.1.3. Astrofísica Extragaláctica A.1.4. Astronomia de Posição e Mecânica Celeste A.1.5. Astronomia do Sistema Solar A.1.6. Instrumentação Astronômica A.1.7. Astronomia |
Ciência da Computação A.2.1. Arquitetura de Computadores A.2.2. Banco de Dados A.2.3. Computação Gráfica A.2.4. Engenharia de Software A.2.5. Informática na Educação A.2.6. Inteligência Artificial e Redes Neurais A.2.7. Linguagens de Programação A.2.8. Processamento Paralelo e Distribuído A.2.9. Realidade Virtual A.2.10. Redes A.2.11. Segurança A.2.12. Simulação A.2.13. Sistemas Cooperativos A.2.14. Sistemas de Tempo Real A.2.15. Sistemas Operacionais A.2.16. Teoria da Computação A.2.17. Ciência da Computação |
Física A.3.1. Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações A.3.2. Ensino de Física A.3.3. Física Atômica e Molecular A.3.4. Física da Matéria Condensada A.3.5. Física das Partículas Elementares e Campos A.3.6. Física dos Fluidos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas A.3.7. Física Geral A.3.8. Física Médica A.3.9. Física Nuclear |
Química A.4.1. Físico-Química A.4.2. Química Ambiental A.4.3. Química Analítica A.4.4. Química de Produtos Naturais A.4.5. Química Industrial A.4.6. Química Inorgânica A.4.7. Química Orgânica A.4.8. Química |
Matemática A.5.1. Álgebra A.5.2. Análise A.5.3. Geometria e Topologia A.5.4. Matemática Aplicada A.5.5. Probabilidade e Estatística A.5.6. Matemática |
Geociências A.6.1. Climatologia A.6.2. Geofísica A.6.3. Geografia Física A.6.4. Geologia Econômica e Geofísica Aplicada A.6.5. Geologia Regional e Geotectônica A.6.6. Geoquímica A.6.7. Meteorologia A.6.8. Mineralogia e Petrologia A.6.9. Paleontologia e Estratigrafia A.6.10. Geociências |
Oceanografia A.7.1. Oceanografia Biológica A.7.2. Oceanografia Física A.7.3. Oceanografia Geológica A.7.4. Oceanografia Química A.7.5. Oceanografia |
B. Engenharias |
Engenharia B.1.1. Engenharia Aeroespacial B.1.2. Engenharia Biomédica B.1.3. Engenharia Civil B.1.4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica B.1.5. Engenharia de Minas B.1.6. Engenharia de Produção B.1.7. Engenharia de Transportes B.1.8. Engenharia Elétrica B.1.9. Engenharia Mecânica B.1.10. Engenharia Naval e Oceânica B.1.11. Engenharia Nuclear B.1.12. Engenharia Química B.1.13. Engenharia Sanitária B.1.14. Engenharia |
C. Ciências Biológicas |
Biofísica C.1.1. Biofísica Celular C.1.2. Biofísica de Processos e Sistemas C.1.3. Biofísica Molecular C.1.4. Radiologia e Fotobiologia C.1.5. Biofísica |
Biologia C.2.1. Biologia da Conservação C.2.2. Biologia Evolutiva C.2.3. Biologia Geral |
Bioquímica C.3.1. Biologia Molecular C.3.2. Bioquímica dos Microorganismos C.3.3. Enzimologia C.3.4. Metabolismo e Bioenergética C.3.5. Química de Macromoléculas C.3.6. Bioquímica |
Botânica C.4.1. Anatomia Vegetal C.4.2. Botânica Aplicada C.4.3. Fisiologia Vegetal C.4.4. Fitogeografia C.4.5. Micologia C.4.6. Morfologia e Taxonomia Vegetal C.4.7. Paleobotânica C.4.8. Botânica |
Ecologia C.5.1. Ecologia Aplicada C.5.2. Ecologia Aquática C.5.3. Ecologia Terrestre C.5.4. Ecologia |
Farmacologia C.6.1. Farmacologia Bioquímica e Molecular C.6.2. Farmacologia Clínica C.6.3. Toxicologia C.6.4. Farmacologia |
Fisiologia C.7.1. Fisiologia Celular e Molecular C.7.2. Fisiologia Comparada C.7.3. Fisiologia de Órgãos e Sistemas C.7.4. Fisiopatologia Celular C.7.5. Fisiologia |
Genética C.8.1. Genética Animal C.8.2. Genética de Microorganismos C.8.3. Genética Humana e Médica C.8.4. Genética Molecular C.8.5. Genética Vegetal C.8.6. Genética |
Imunologia C.9.1. Imunologia Aplicada C.9.2. Imunologia Celular C.9.3. Imunogenética C.9.4. Imunoquímica C.9.5. Imunologia |
Microbiologia C.10.1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos C.10.2. Microbiologia Aplicada C.10.3. Microbiologia |
Morfologia C.11.1. Anatomia Animal C.11.2. Anatomia Humana C.11.3. Citologia e Biologia Celular C.11.4. Embriologia C.11.5. Histologia C.11.6. Morfologia |
Neurociências e Comportamento C.12.1. Neurociências e Comportamento |
Parasitologia C.13.1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores C.13.2. Helmintologia de Parasitos C.13.3. Paleoparasitologia C.13.4. Parasitologia Geral C.13.5. Protozoologia de Parasitos C.13.6. Parasitologia |
Zoologia C.14.1. Biogeografia C.14.2. Comportamento Animal C.14.3. Paleozoologia C.14.4. Taxonomia C.14.5. Zoologia Aplicada C.14.6. Zoologia |
D. Ciências da Saúde |
Enfermagem D.1.1. Enfermagem de Doenças Contagiosas D.1.2. Enfermagem de Saúde Pública D.1.3. Enfermagem Médico-Cirúrgica D.1.4. Enfermagem Obstétrica D.1.5. Enfermagem Pediátrica D.1.6. Enfermagem Psiquiátrica D.1.7. Enfermagem |
Medicina D.2.1. Anatomia Patológica e Patologia Clínica D.2.2. Cirurgia D.2.3. Clínica Médica D .2.4. Medicina Legal e Deontologia D.2.5. Psiquiatria D .2.6. Radiologia Médica D.2.7. Saúde Materno-Infantil D.2.8. Medicina |
Saúde Coletiva D.3.1. Epidemiologia D.3.2. Medicina Preventiva D.3.3. Saúde de Populações Especiais D.3.4. Saúde Pública D.3.5. Saúde Coletiva |
Odontologia D.4.1. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial D.4.2. Clínica Odontológica D.4.3. Endodontia D.4.4. Materiais Odontológicos D.4.5. Odontologia Social e Preventiva D.4.6. Odontopediatria D.4.7. Ortodontia D .4.8. Periodontia D .4.9. Radiologia Odontológica D.4.10. Odontologia |
Farmácia D.5.1. Análise e Controle de Medicamentos D.5.2. Análise Toxicológica D.5.3. Bromatologia D.5.4. Farmacotecnia D.5.5. Farmacognosia D.5.6. Farmácia |
Nutrição D.6.1. Bioquímica da Nutrição D.6.2. Dietética D.6.3. Análise Nutricional de População D.6.4. Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico D.6.5. Nutrição |
Fonoaudiologia D.7.1. Fonoaudiologia |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional D.8.1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Ergonomia D.9.1. Ergonomia |
E. Ciências Agrárias |
Agronomia E.1.1. Ciência do Solo E.1.2. Economia e Sociologia Agrícola E.1.3. Fitossanidade E.1.4. Fitotecnia E.1.5. Agronomia |
Engenharia Agrícola E.2.1. Construções Rurais E.2.2. Energização Rural E.2.3. Engenharia Agrícola E.2.4. Engenharia de Água e Solo E.2.5. Máquinas e Implementos Agrícolas E.2.6. Processamento de Produtos Agrícolas |
Recursos Florestais e Engenharia Florestal E.3.1. Silvicultura E.3.2. Manejo Florestal E.3.3. Técnicas e Operações Florestais E.3.4. Conservação da Natureza E.3.5. Ciências Florestais E.3.6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal |
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca E.4.1. Aqüicultura E.4.2. Engenharia de Pesca E.4.3. Recursos Pesqueiros de Águas Interiores E.4.4. Recursos Pesqueiros Marinhos E.4.5. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca |
Medicina Veterinária E.5.1. Clínica e Cirurgia E.5.2. Inspeção de Produtos de Origem Animal E.5.3. Medicina Veterinária Preventiva E.5.4. Patologia Animal E.5.5. Reprodução Animal E.5.6. Medicina Veterinária |
Zootecnia E.6.1. Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia E.6.2. Nutrição e Alimentação Animal E.6.3. Pastagem e Forragicultura E.6.4. Produção Animal E.6.5. Zootecnia |
Ciência e Tecnologia de Alimentos E.7.1. Ciência de Alimentos E.7.2. Engenharia de Alimentos E.7.3. Tecnologia de Alimentos E.7.4. Ciência e Tecnologia de Alimentos |
F. Ciências Sociais Aplicadas |
Contabilidade F.1.1. Auditoria Contábil F.1.2. Contabilidade e Finanças F.1.3. Contabilidades Específicas F.1.4. Controladoria F.1.5. Perícia Contábil F.1.6. Sistemas Contábeis F.1.7. Teoria da Contabilidade F.1.8. Contabilidade |
Gestão e Administração F.2.1. Administração Geral e Gestão Estratégica F.2.2. Cultura Organizacional F.2.3. Gestão da Produção e Marketing F.2.4. Gestão de Negócios F.2.5. Gestão de Pessoas F.2.6. Gestão Financeira F.2.7. Gestão Pública F.2.8. Organizações e Alternativas Organizacionais F.2.9. Gestão e Administração |
Economia F.3.1. Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico F.3.2. Economia Doméstica F.3.3. Economia dos Recursos Humanos F.3.4. Economia Industrial F.3.5. Economia Internacional F.3.6. Economia Monetária e Fiscal F.3.7. Economia Regional e Urbana F.3.8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais F.3.9. Métodos Quantitativos F.3 F.3.11. Economia |
Turismo e Hotelaria F.4.1. Fundamentos Teóricos F.4.2. Planejamento e Projetos Turísticos F.4.3. Turismo e Hotelaria |
Direito F.5.1. Direito Administrativo F.5.2. Direito Ambiental F.5.3. Direito Civil F.5.4. Direito Constitucional F.5.5. Direito do Consumidor F.5.6. Direito do Estado F.5.7. Direito do Trabalho F.5.8. Direito Internacional F.5.9. Direito Penal F.5.10. Direito Tributário F.5.11. Filosofia do Direito F.5.12. Medicina Legal F.5.13. Direito |
Arquitetura e Urbanismo F.6.1. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo F.6.2. Paisagismo e Projetos de Espaços Livres Urbanos F.6.3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo F.6.4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo F.6.5. Arquitetura e Urbanismo |
Planejamento Urbano e Regional F.7.1. Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional F.7.2. Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional F.7.3. Serviços Urbanos e Regionais F.7.4. Planejamento Urbano e Regional |
Demografia F.8.1. Componentes da Dinâmica Demográfica F.8.2. Demografia Histórica F.8.3. Distribuição Espacial F.8.4. Fontes de Dados Demográficos F.8.5. Nupcialidade e Família F.8.6. Política Pública e População F.8.7. Demografia |
Desenho Industrial F.9.1. Programação Visual F.9.2. Desenho de Produto F.9.3. Desenho Industrial |
Comunicação F.10.1. Comunicação Digital F.10.2. Comunicação e Educação F.10.3. Comunicação Visual F.10.4. Jornalismo e Editoração F.10.5. Rádio e Televisão F.10.6. Relações Públicas e Propaganda F.10.7. Teorias da Comunicação F.10.8. Comunicação |
Documentação e Informação Científica F.11.1. Documentação e Informação Científica |
Educação Física e Esportes F.12.1. Educação Física e Esportes |
Serviço Social F.13.1. Serviço Social Aplicado F.13.2. Serviço Social da Criança e do Adolescente F.13.3. Serviço Social da Educação F.13.4. Serviço Social da Habitação F.13.5. Serviço Social da Saúde F.13.6. Serviço Social do Trabalho F.13.7. Serviço Social |
G. Ciências Humanas |
Antropologia G.1.1. Antropologia da Religião G.1.2. Antropologia da Saúde G.1.3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras G.1.4. Antropologia Rural G.1.5. Antropologia Urbana G.1.6. Ciências da Religião e Teologia G.1.7. Etnologia Indígena G.1.8. Antropologia |
Arqueologia G.2.1. Arqueologia Histórica G.2.2. Arqueologia Pré-Histórica G.2.3. Conservação de Sítios G.2.4. Arqueologia |
Filosofia G.3.1. Ética G.3.2. Filosofia |
Geografia G.4.1. Geografia Humana G.4.2. Geografia Regional G.4.3. Geografia |
História G.5.1. História da Cultura G.5.2. História do Brasil G.5.3. História do Pensamento Econômico e Metodologia G.5.4. História e Filosofia da Ciência G.5.5. História Econômica G.5.6. História Moderna e Contemporânea G.5.7. História Política G.5.8. História Regional do Brasil G.5.9. História Social G.5.10. Teoria e Metodologia da História G.5.11. História |
Ciência Política G.6.1. Comportamento Político G.6.2. Estado e Governo G.6.3. Instituições Políticas G.6.4. Políticas Públicas G.6.5. Relações Internacionais G.6.6. Ciência Política |
Educação G.7.1. Administração Educacional G.7.2. Currículo G.7.3. Educação Ambiental G.7.4. Educação Básica G.7.5. Educação de Adultos G.7.6. Educação Especial G.7.7. Educação Infantil G.7.8. Educação Matemática G.7.9. Educação Permanente G.7.10. Educação Rural G.7.11. Ensino-Aprendizagem G.7.12. Ensino de Ciências G.7.13. Ensino Profissionalizante G.7.14. Ensino Superior G.7.15 Formação de Professores (Inicial e Contínua) G.7.16. Orientação e Aconselhamento G.7.17. Planejamento e Avaliação Educacional G.7.18. Educação |
Psicologia G.8.1. Gerontologia G.8.2. Práticas Clínicas, Identidade e Relações de Gênero G.8.3. Psicologia Clínica G.8.4. Psicologia Comparativa G.8.5. Psicologia da Saúde G.8.6. Psicologia do Desenvolvimento Humano G.8.7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem G.8.8. Psicologia do Trabalho e Organizacional G.8.9. Psicologia Experimental G.8.10. Psicologia Hospitalar e Psicossomática G.8.11. Psicologia Social G.8.12. Psicologia |
Sociologia G.9.1. Sociologia da Saúde G.9.2. Sociologia do Conhecimento G.9.3. Sociologia do Desenvolvimento G.9.4. Sociologia do Trabalho G.9.5. Sociologia Rural G.9.6. Sociologia Urbana G.9.7. Sociologia |
H. Artes, Letras e Linguística |
Artes H.1.1. Artes do Vídeo H.1.2. Artes Plásticas H.1.3. Cinema H.1.4. Educação Artística H.1.5. Fotografia H.1.6. Fundamentos e Crítica das Artes H.1.7. Música e Dança H.1.8. Teatro e Ópera H.1.9. Artes |
Letras H.2.1. Língua Portuguesa H.2.2. Línguas Clássicas H.2.3. Línguas Estrangeiras Modernas H.2.4. Línguas Indígenas H.2.5. Letras |
Literatura H.3.1. Literatura Brasileira H.3.2. Literatura Comparada H.3.3. Literaturas Clássicas H.3.4. Literaturas Modernas H.3.5. Teoria Literária H.3.6. Literatura |
Lingüística H.4.1. Linguística Aplicada H.4.2. Linguística Histórica H.4.3. Psicolinguística H.4.4. Sociolinguística H.4.5. Teoria e Análise Linguística H.4.6. Linguística |
Semiótica H.5.1. Semiótica |